Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Tarso assina projeto de lei que concede aumento da gratificação de permanência

Tarso assina projeto de lei que concede aumento da gratificação de permanência

As Secretarias da Fazenda (Sefaz) e Administração e Recursos Humanos (Sarh) anunciaram, na manhã desta segunda-feira (24), o Projeto de Lei que aumenta a gratificação de permanência para servidores com possibilidade de aposentadoria. O PL foi assinado pelo governador Tarso Genro durante a abertura oficial da Semana do Servidor Público, no Palácio Piratini, e será encaminhado à Assembleia Legislativa.

Conforme a proposta, servidores que optarem por permanecer ativos irão receber valor correspondente 50% do seu vencimento básico - o incentivo atual é de 35%. No caso dos professores, o benefício é ainda maior: além do vencimento de 50%, esta gratificação ainda oferece um acréscimo correspondente a 80% do padrão inicial da carreira. Servidores regidos pelo estatuto do magistério terão mínimo de R$ 739,73 caso o incentivo não alcance tal valor.

"Muitos professores se aposentam com 55 anos de idade e são captados para a rede de ensino particular. Entendemos que esses trabalhadores têm plenas condições de realizar um bom trabalho além de dividir sua experiência com as novas gerações", explicou o Tonollier. Além disso, ressaltou o secretário, "esses servidores adiam sua entrada para a Previdência ao continuar por mais tempo na vida ativa".

Para a secretária Stela Farias, da Sarh, a iniciativa é mais uma demonstração da valorização dos servidores públicos: "Temos afirmado desde o início deste Governo e, mais do que dizer, colocamos em prática o reconhecimento de que a atuação dos servidores no processo de desenvolvimento, que estamos construindo, é determinante e programático para o nosso Governo e para o Estado do Rio Grande do Sul".

Anualmente, a população gaúcha deixa de contar com um número significativo de servidores públicos, que exercem seu direito à aposentadoria e, em muitos casos, em atividade plena e essencial em seus locais de atuação. No Poder Executivo, somente 2,4% dos cerca de 120 mil servidores seguem atuando mesmo tendo condições de aposentadoria. Já o magistério tem apenas 187 professores optantes pela gratificação de permanência num universo de cerca de 60 mil matrículas. Na Polícia Civil, este índice é maior: dos 5.853 servidores, 946 recebem a gratificação atualmente (16,2%).

Para obter a gratificação, os servidores com tempo de serviço devem receber a concordância do secretário da respectiva Pasta e podem ser realocados conforme a necessidade. A gratificação tem validade máxima de dois anos, sendo admitidas renovações por igual período.

Compartilhe:

Google

Yahoo!

Windows Live

BlogBlogs

Gostei

diHITT

Digg

facebook

del.icio.us

Netvibes

Rec6

Technorati

twitter

Linkk

  • Publicações2743
  • Seguidores8
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações130
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tarso-assina-projeto-de-lei-que-concede-aumento-da-gratificacao-de-permanencia/2896336

Informações relacionadas

Francisco Sannini Neto, Delegado de Polícia
Artigoshá 9 anos

Teoria dos poderes implícitos e seu desvirtuamento em favor do poder investigatório do Ministério Público

Aprovado maior reajuste da história para Brigada e Polícia Civil

Governo garante aumento superior a 170% para segurança pública

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)