Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Receita Estadual intima 32 mil contribuintes

    O prazo para a entrega da Guia Informativa Anual, que contém as informações econômicas das empresas relativas ao ano de 2004, encerrou no dia 31 de março. Foram recebidas 88,69% da previsão de 332 mil. Destas, 226 mostravam-se incompletas e 6.186 inconsistentes.

    Os 32 mil contribuintes do ICMS que deixaram de atender esta obrigação acessória, ficam na condição de omissos na entrega da guia, e estarão recebendo nos próximos dias, via correio, a intimação da Receita Estadual.

    Os contribuintes estão obrigados a informar anualmente, através da Guia Modelo B, a movimentação econômica do exercício anterior. Essa Guia é usada para efetuar o cálculo do índice de retorno do ICMS aos municípios, que vigorará a partir de janeiro de 2006.

    Conforme Júlio César Grazziotin, Diretor-Adjunto do Departamento da Receita Pública Estadual, o cumprimento da data de entrega é essencial para que sejam atendidos os prazos legais para apuração do índice de participação dos municípios. Isso permitirá que as peças orçamentárias sejam confeccionadas para o ano seguinte. É importante ressaltar que 25% do ICMS pertence aos municípios e é repassado automaticamente com base no índice apurado.

    Segundo Grazziotin, os dados econômicos constantes na guias informativas também serão utilizados para cruzamentos de informações, e servem de base para a malha fina do fisco estadual.

    Os contribuintes intimados devem fazer a entrega do arquivo através do auto-atendimento no próprio site da Secretaria da Fazenda. O não-cumprimento da intimação sujeitará o contribuinte às penalidades legais e a baixa de ofício da inscrição estadual. A não entrega da Guia até o dia 30 de abril fará com que o município onde a empresa está localizada seja prejudicado monetariamente.

    • Publicações2743
    • Seguidores8
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações12
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/receita-estadual-intima-32-mil-contribuintes/176793

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)